Search
Close this search box.

CBH se adapta ao isolamento e mantém trabalho por videoconferência

O Comitê Lagos São João se adaptou à necessidade de isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19, e manteve o trabalho sem interrupções durante todo o ano de 2020. A primeira reunião online foi realizada no dia 17 de abril, quando foi feito o planejamento administrativo para os meses seguintes.

Desde então, diversos projetos foram aprovados em reuniões online, como, por exemplo, uma ação de reflorestamento ambiental em áreas degradadas da região hidrográfica, com o objetivo de garantir a recuperação de áreas importantes para a produção de água no manancial de Juturnaíba, que abastece a região.

Para a realização do projeto, foi destinado um montante de R$ 716,6 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI). As áreas serão selecionadas pela recém criada Câmara Técnica de Restauração Florestal, tendo como base estudos técnicos como o realizado pelo projeto Revivendo Águas Claras, do próprio Comitê, voltado para afluentes da Represa de Juturnaíba.

Também por videoconferência, a Câmara Técnica de Pesca do CBHLSJ decidiu reformular o projeto de balizamento e sinalização de trechos da Lagoa de Araruama, em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, e do Canal Itajuru, em Cabo Frio, com o objetivo de reduzir custos e aprovar a realização do serviço. A CT Pesca entende que o projeto pode ser reduzido, em virtude da dificuldade de captar investimentos na atual crise financeira, para finalmente sair do papel.

Já o subcomitê Lagoa de Saquarema deu andamento, em reunião online, aos projetos de saneamento, educação ambiental e monitoramento programados para a cidade.

Outra resolução aprovada foi a disponibilização de verba na ordem de R$ 62 mil para ações de limpeza no leito do Rio Una.

Houve, ainda, deliberação para o início do processo de enquadramento do Rio São João, que é a classificação dos trechos do ecossistema em categorias de uso.