Search
Close this search box.

Comitê e Consórcio conquistam projeto de turismo em comunidade de pesca artesanal

Em parceria com o Governo do Estado e Associação de Pescadores, será criado um Ponto de Cultura na Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia

A comunidade de pesca artesanal da Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia, irá receber um projeto de turismo através de uma parceria entre o Comitê de Bacia e o Consórcio Lagos São João, com a Associação de Pescadores e o Governo do Estado.

Representantes do Comitê e do Consórcio estiveram em uma reunião, no dia 19 de novembro, com o secretário estadual do Ambiente, Thiago Pampolha, e a secretária estadual de Cultura, Danielle Barros.
O encontro foi realizado para tratar do projeto de turismo na Pitória, além de melhorias no saneamento nas cidades da região e da dragagem de trechos da Lagoa de Araruama e do Canal Itajuru.

O Comitê de Bacia Lagos São João foi representado pelo presidente Leandro Coutinho e pelo coordenador da Câmara Técnica de Pesca, Francisco Guimarães (Chico Pescador).
Pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João, participou a secretária-executiva Adriana Saad.

Na ocasião, foi abordado o projeto de criação de um ponto de cultura na Associação de Pescadores da Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia, que irá se tornar uma base de turismo comunitário voltada para a pesca artesanal, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. O objetivo é ampliar o projeto para outras comunidades de pesca no entorno da Lagoa.

Também foi reforçada, por parte do Comitê e do Consórcio, a importância da ampliação de redes de captação de esgoto e da transposição dos efluentes para fora da Lagoa de Araruama.

Em relação à dragagem da Lagoa, o objetivo é que o Governo do Estado possa finalizar o processo de contratação de empresa para a realização do serviço.

A dragagem é importante para o desassoreamento de locais com acúmulo de sedimentos, promovendo uma melhor troca da água da Lagoa com o mar, através do Canal Itajuru, e também para aumentar a segurança náutica no trânsito de embarcações.