Search
Close this search box.

Monitoramento Hidrometeorológico

O monitoramento hidrometeorológico da RH VI é realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA e pela Agência Nacional de Águas – ANA, instituições responsáveis pela operação das estações fluviométricas e pluviométricas da região.

‌As estações fluviométricas medem o nível d’água nos rios, córregos e lagoas, enquanto as estações pluviométricas medem a precipitação (chuva).

‌O Portal Alerta de Cheias disponibiliza os dados do monitoramento hidrometeorológico realizado pelo INEA, com o objetivo de informar as autoridades e a população sobre a possibilidade de chuvas intensas e inundações graduais (cheias) que possam causar perdas humanas e materiais.

‌Na RH VI, atualmente o portal conta com uma estação fluviométrica e pluviométrica, localizada no rio Bacaxá, no município de Silva Jardim/RJ, e possibilita acesso aos dados dos últimos 10 (dez) dias.

‌Caso precise ter acesso à série histórica, o usuário pode realizar uma solicitação por e-mail ao INEA, pelo endereço eletrônico alertadecheias@gmail.com, informando o nome ou código da estação e o período de dados desejado.

Já os dados do monitoramento hidrometeorológico realizado pela ANA na RH VI podem ser consultados no Portal Hidroweb, que contém todas as informações coletadas pela Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), reunindo dados de níveis fluviais, vazões, chuvas, climatologia, qualidade da água e sedimentos. Também é informado o tipo de estação, suas coordenadas geográficas, o corpo d’água e o operador

Segundo a ANA, atualmente são responsáveis pela operação da RHN o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI/SC), o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE/SP), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM/MG), o Instituto das Águas do Paraná (AGUASPARANÁ) e as empresas contratadas COHIDRO, CONSTRUFAM e UFC.

‌Além das estações sob responsabilidade da ANA, também são integrantes da Rede as estações mantidas pelos Estados no âmbito dos programas de implantação e operação das Salas de Situação Estaduais e do fomento ao monitoramento da qualidade da água (Qualiágua).